A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) será celebrada no Brasil de 1º a 8 de junho de 2025, com o tema central baseado em João 11,26: “Crês nisso?”. Essa iniciativa ecumênica, promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, visa unir cristãos de diversas tradições por meio da oração, reflexão e diálogo, buscando superar divisões históricas e fortalecer a fé comum.
No Brasil, a SOUC é organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), que disponibiliza materiais litúrgicos e formativos para apoiar as celebrações. Diferentemente do hemisfério Norte, onde a semana ocorre em janeiro, no hemisfério Sul, especialmente no Brasil, ela é celebrada próxima à festa de Pentecostes, simbolizando a união e o nascimento da Igreja.
O tema 2025 convida a uma reflexão sobre o tipo de Jesus em que acreditamos — se um Jesus compassivo e libertador ou um Cristo distorcido por interesses ideológicos. Além disso, a SOUC 2025 marca os 1.700 anos do Concílio de Nicéia (325 d.C.), evento que definiu consensos fundamentais sobre a fé cristã, como a natureza divina de Jesus e a data da Páscoa, e que inaugurou a prática de um diálogo coletivo entre lideranças cristãs.
Aqui na Catedral, o Padre Ari lembrava na Santa Missa que a cada dia dessa semana que antecede a festa de Pentecostes, vamos trazer presente uma denominação religiosa cristã. Além disso, uma das sete velas, que trazem os dons do Espírito Santo, será acesa.
Além disso, o Padre Ari nos recordava que o que nos une e aproxima é primeiramente Jesus Cristo. Também alguns ritos, como o batismo, por exemplo.
Durante essa semana, rezamos pelas nossas semelhanças e acolhemos as nossas diferenças, como bem ensina Santo Agostinho.
Neste sentido, estes foram os temas que serviram como apoio de todo o acolhimento da Catedral, unidos aos sete dons do Espírito Santo, nesta SOUC 2025:
01.06 – Domingo – Solenidade da Ascensão do Senhor: Jesus Cristo como Fonte de Unidade Cristã e refletimos sobre o dom da Sabedoria.
02.06 – Segunda-feira: Palavra de Deus como fonte de unidade Cristã e a vela acesa foi do dom da Inteligência.
03.06 – Terça-feira: Sacramento do Batismo foi nossa base e o dom da Ciência.
04.06 – Quarta-feira: Oração em comum como elo e o dom do Conselho.
05.06 – Quinta-feira: Prática da caridade e o do da Fortaleza.
06.06 – Sexta-feira: Respeito à crença do outro e os dons do Temos de Deus e da Piedade.
Por fim, vale salientar que na Celebração da Sexta-feira Santa, rezamos, na Oração Universal, por todos os cristãos.
Caso queira saber mais sobre a SOUC, acesse aqui!
Agradecemos pelo carinho da nossa equipe de decoração, em especial a Dione e a Glaci que sempre nos brindam com sua criatividade!