No dia 21 de abril de 2025, a Igreja se despediu de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, que faleceu aos 88 anos, após complicações de saúde decorrentes de uma pneumonia e um AVC. O anúncio foi feito pelo cardeal Joseph Farrell, camerlengo da Igreja, ressaltando sua dedicação ao serviço do Evangelho e aos mais vulneráveis.
Francisco, primeiro Papa jesuíta e latino-americano, liderou a Igreja por 12 anos com espírito de simplicidade, acolhimento e reformas, especialmente na inclusão das minorias. Destacou-se também por sua atuação na diplomacia internacional, defesa dos refugiados e promoção do diálogo inter-religioso.
Natural de Buenos Aires, ingressou na Companhia de Jesus em 1958 e teve uma trajetória marcada pelo compromisso pastoral e acadêmico. Tornou-se arcebispo de Buenos Aires em 1998 e cardeal em 2001, sendo eleito Papa em 2013, adotando o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis.
Durante seu pontificado, publicou quatro importantes encíclicas e promoveu reformas na Cúria Romana. Escolheu viver com simplicidade na Casa Santa Marta e pediu constantemente orações aos fiéis.
O velório ocorrerá na Basílica de São Pedro a partir do dia 23, e o sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, conforme seu desejo de cerimônia simples, abolindo o uso das tradicionais três urnas. A data exata será definida após reunião dos cardeais.