Catedral de Passo Fundo

A Faculdade Itepa conquistou no dia 23 de maio, após dois dias de avaliação “in loco”, por representantes do MEC – Ministério da Educação, do governo federal, o Conceito 5, no curso de Bacharelado em Teologia.

Em razão da conexão que a Catedral tem com Itepa, conversamos com o Padre Ivanir Rampon e Ivanir Rodighero, para nos contar um pouco mais sobre este selo de excelência que fora carimbado pelo MEC.

Reconhecimento nacional da qualidade

Catedral: Com muita alegria recebemos a grande notícia, que o curso de Teologia da Itepa, recebeu conceito 5, ou seja, nota máxima do MEC (Ministério de Educação), aprovado com louvor! 

Neste sentido, o que muda na prática, a partir deste reconhecimento nacional na qualidade do ensino da Itepa? 

Itepa: Desde a criação do Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (1982) – hoje Itepa Faculdades – bispos, direção, professores e equipe técnica buscaram oferecer aos estudantes uma sólida formação teológica e pastoral. Buscava-se não apenas estudar teologia, mas “fazer uma teologia” a partir das realidades regionais, nacionais e internacionais.

Este foco exigiu muito estudo, trabalho, dedicação, gratuidade, competência, serenidade, investimento econômico. Centenas de pessoas cursaram o Bacharelado em Teologia na Itepa Faculdades.

Além disto, milhares de pessoas fizeram outros cursos:

1) Cursos de Extensão em Teologia, Bíblia, Espiritualidade, Ensino Social da Igreja, Escatologia, Cristologia;

2) Curso de Teologia de Férias e Escola Diaconal;

3) Pós-Graduação em Ensino Religioso Escolar, em Espiritualidade, em Metodologia Pastoral, em Metodologia Pastoral e Iniciação à vida Cristã…

O conceito 5 recebido por parte do MEC representa, o reconhecimento do êxito dos objetivos e das metas, bem como, dos princípios e práticas teológicas, pastorais, metodológicas, sociais do Curso de Teologia da Itepa Faculdades.

Também representa a excelência acadêmica oferecida aos estudantes, a qualificação do corpo docente e o comprometimento da equipe técnica.

A avaliação por parte do MEC permite visualizar os pontos fortes que precisamos continuar trabalhando para qualificá-los ainda mais e, os pontos mais fracos, que podem ser revistos para serem melhorados. O Conceito 5 repercute na qualificação da formação dos estudantes.

Assim, nossos atuais acadêmicos e os futuros acadêmicos sabem que podem contar com um estudo sério, comprometido, qualificado e que os ajudará a exercer, com profissionalismo, a vocação e a missão de agentes de pastoral (presbíteros e leigos/leigas).

Além disto, as Paróquias, Áreas Pastorais, Dioceses, Escolas, Faculdades, Organizações da Sociedade Civil que fazerem parceria com a Itepa Faculdades para cursos e eventos educativos, tem um indicativo oficial sobre a qualidade acadêmica que oferecemos. 

Conquista da Itepa: um trabalho de muitas mãos

Catedral: Essa conquista, certamente, não é fruto do acaso, muito menos esforço de uma única pessoa.  Outrossim, é o espelho da vontade e dedicação de toda uma equipe focada em atingir um objetivo comum. 

Pode nos contar sobre como foi esse processo, ou seja, quantas pessoas se envolveram direta ou indiretamente, quanto tempo foi dedicado, como foi receber a visita dos avaliadores e por consequência, a concretização de tudo refletida nessa nota máxima? 

Itepa: De modo diverso, toda a comunidade acadêmica foi envolvida. O Conselho Diretor, a Coordenação de Curso, a Coordenação Pedagógica, as Procuradoria Institucional, o Corpo Docente e Discente, a Equipe Técnica. Na realidade somos poucas pessoas pois a nossa é uma pequena instituição.

Neste sentido, a demanda foi grande, o trabalho foi constante e muito nos foi exigido para poder responder às questões enviadas pelo MEC. Recebemos o aviso da avaliação em 4 de dezembro, ou seja, já no final do ano. Tivemos que reorganizar as “agendas” para responder o questionário e anexar as evidências do que é feito na Instituição. Os avaliadores foram competentes, serenos, justos e tinham uma postura de diálogo. 

Itepa e Catedral: uma relação de longa data

Catedral: Para nós, da Catedral, é motivo de orgulho este reconhecimento, visto que todo o clero atuante na Paróquia está ligado, direta ou indiretamente, com o ensino Itepa. Por consequência, também nós bebemos desta fonte de conhecimento.  

A partir desta conquista, podemos ter um “spoiler” sobre as estratégias e planejamentos do que vocês estão organizando para as ações futuras da Itepa? 

Itepa: Os padres que atuam na Catedral – Pe. Ari Antônio dos Reis, Pe. Nelson Isidoro Tonello e Pe. Ivanir Antonio Rodighero – são professores da Itepa Faculdades.

O Pe. Ivanir exerce também a missão de Coordenado do Bacharelado de Teologia.

O Pe. Nelson foi um dos idealizadores e fundadores do então Instituto de Teologia e Pastoral.

A Secretária da faculdade, Ângela Maria da Silva de Oliveira, é catequista na Catedral.

Além disto, alguns agentes de pastoral da Catedral fizeram ou fazem cursos na Itepa Faculdades.

Atualmente, Ernesto Pedro Zanette e Lucia Frigheto estão cursando a graduação em Teologia e Márcia Lacerda de Medeiros Schneider está fazendo a Pós-Graduação em Espiritualidade.

Aproveitamos a oportunidade para convidá-los para fazer o nosso próximo Curso de Extensão sobre a Carta de São Paulo aos Romanos.

Este ano, o livro bíblico escolhido para o Mês da Bíblia é a Carta de São Paulo aos Romanos e, por isso, iremos oferecer um curso de extensão, online e síncrono, em agosto.

As inscrições podem ser feitas no site da Itepa Faculdades (www.itepa.com.br). 

Agradecemos à gentileza dos padres Ivanir Rampon e Ivanir Rodighero por realizar essa conversa conosco!

Caso deseje saber mais sobre essa importante conquista, acesse: https://itepa.com.br/2025/05/27/curso-de-teologia-da-itepa-faculdades-recebe-conceito-5-do-mec/